Mundo

União Europeia abre investigação sobre a compra da Monsanto pela Bayer

A Comissão Europeia já autorizou duas megafusões na agroquímica desde o início do ano, ambas com condições

Agência France-Presse
postado em 22/08/2017 11:32
A Comissão Europeia já autorizou duas megafusões na agroquímica desde o início do ano, ambas com condições Bruxelas, Bélgica - A Comissão Europeia anunciou nesta terça-feira (22/8) a abertura de uma investigação profunda sobre a compra da multinacional de biotecnologia Monsanto pelo grupo alemão de farmácia e agroquímica Bayer, ante a preocupação de que isso vá reduzir a concorrência em alguns produtos.

"Temos de garantir uma concorrência efetiva para que os agricultores possam ater acesso a produtos inovadores, melhor qualidade e compra de produtos a preços competitivos", declarou a comissária europeia de Concorrência, Margrethe Vestager.

O projeto de aquisição da Monsanto pela Bayer por 66 bilhões de dólares, anunciado em setembro de 2016, "supõe a criação da empresa integrada mais importante do mundo nos setores dos pesticidas e das sementes", enfatizou a Comissão em um comunicado.

A Comissão Europeia já autorizou duas megafusões na agroquímica desde o início do ano, ambas com condições. No final de março, Bruxelas autorizou a fusão dos gigantes americanos Dow e DuPont, que dará lugar nos próximos dias à megaempresa DowDuPont, avaliada em 130 bilhões de dólares na bolsa.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação