Mundo

Erdogan expressa a Mattis 'incômodo' por apoio dos EUA a curdos na Síria

Mattis estava nesta quarta-feira em Ancara para se reunir com seu homólogo turco, Nurettin Canikli, e com o presidente Erdogan

Agência France-Presse
postado em 23/08/2017 16:04

O presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, disse nesta quarta-feira que a Turquia está "incomodada" com o apoio americano às milícias curdas sírias, consideradas terroristas por Ancara, durante uma reunião com o chefe do Pentágono, Jim Mattis, segundo a Presidência turca.

Mattis estava nesta quarta-feira em Ancara para se reunir com seu homólogo turco, Nurettin Canikli, e com o presidente Erdogan.

Segundo fontes da Presidência, Erdogan manifestou o "incômodo" da Turquia em relação ao apoio que os Estados Unidos dão às Unidades curdas de Proteção do Povo (YPG), principais componentes das Forças Democráticas Sírias (FDS), ponta de lança da luta contra o grupo extremista Estado Islâmico (EI) na Síria.

Washington anunciou em maio que começou a entregar armas para essas forças, que atualmente estão centradas no cerco a Raqa, principal reduto do EI na Síria.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação