Mundo

Espanha pede à Coreia do Norte que reduza funcionários da embaixada

"Os programas nuclear e balístico da RPDC minam o regime de não proliferação nuclear e geram uma grave ameaça para a paz na região e para a segurança global", indicou o ministério de Assuntos Exteriores

Agência France-Presse
postado em 31/08/2017 15:52

A Espanha pediu nesta quinta-feira ao governo da Coreia do Norte que reduza o número de funcionários de sua embaixada no país, em protesto pelos repetidos disparos de mísseis e testes nucleares realizados pelo governo norte-coreano.

[SAIBAMAIS]"Os programas nuclear e balístico da RPDC minam o regime de não proliferação nuclear e geram uma grave ameaça para a paz na região e para a segurança global", indicou o ministério de Assuntos Exteriores espanhol em comunicado.

"A Embaixada da RPDC havia sido advertida pelo Ministério de Assuntos Exteriores e de Cooperação de que à continuação dessas ações teria consequências sobre as relações bilaterais", acrescentou.

"Hoje foi convocado o Embaixador da RPDC, a quem se reiterou a posição do governo espanhol e se comunicou a decisão de reduzir o número do pessoal diplomático de sua Representação em Madri", acrescentou.

O ministério não indicou o número de diplomatas aos quais se aplicaria a medida.

A Coreia do Norte realizou repetidos lançamentos de mísseis nos meses recentes apesar da proibição de fazer isso por parte das Nações Unidas.

Na terça-feira, a Coreia do Norte lançou um míssil que sobrevoou o Japão causando uma escalada das tensões e uma furiosa resposta do governo japonês.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação