Mundo

Quatro empresas vão fazer protótipos de muros fronteiriços para EUA

Desde a campanha presidencial, Trump sustenta que fará o México pagar pela construção do muro na fronteira entre as duas nações, embora o país latino-americano rejeite essa possibilidade de forma incisiva

Agência France-Presse
postado em 31/08/2017 19:33
O governo americano anunciou nesta quinta-feira (31/8) ter selecionado quatro empresas para construir protótipos de muros de concreto reforçado na fronteira com o México, promessa-chave da campanha do presidente Donald Trump.
Os contratados participaram de um pedido de licitação do Serviço Federal de Alfândega e Proteção da Fronteira em março, depois que Trump assinou um decreto neste sentido ao assumir o poder em janeiro. A construção dos protótipos, que medirão entre 5,5 e 9 metros de altura, será realizada no outono (no Hemisfério Norte) em San Diego, na Califórnia, detalhou o organismo. Cada parte do muro custará entre 400 e 500 mil dólares.

Desde a campanha presidencial, Trump sustenta que fará o México pagar pela construção do muro na fronteira entre as duas nações, embora o país latino-americano rejeite essa possibilidade de forma incisiva. "De uma maneira, ou de outra, o México pagará pelo muro", disse Trump na segunda-feira na Casa Branca. "O muro é necessário para nossa segurança, o muro é necessário para lutar contra as drogas", destacou o presidente.

A estrutura dos muros não foi apresentada, mas incluirá elementos para impedir que sejam escalados, segundo Ron Vitiello, número dois da agência federal. As quatro empresas, todas com sede nos Estados Unidos, são: Caddell Construction Co.; Fisher Sand & Gravel, DBA Fisher Industries; Texas Sterling Construction Co.; e W. G. Yates & Sons Construction Company.

O governo americano também fez um chamado para apresentar ofertas para protótipos de muros em outros materiais e o resultado será anunciado na próxima semana. Os termos do projeto ainda não foram anunciados e deverão ser negociados com o Congresso, que atualmente prepara um orçamento para o ano fiscal que começa em 1; de outubro.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação