Mundo

Trump anuncia na terça decisão sobre anistia migratória a 'Dreamers'

Na campanha, o empresário insistiu que não estava disposto a dar aos 'Dreamers' uma "anistia ilegal", mas depois suavizou o discurso e prometeu tratá-los com um "grande coração"

Agência France-Presse
postado em 01/09/2017 18:34
[FOTO1]
O presidente americano, Donald Trump, vai anunciar na terça-feira (5/9) se manterá um programa migratório que permite a 800.000 pessoas que chegaram aos Estados Unidos como menores em situação ilegal, os chamados ;Dreamers;, se integrem legalmente à sociedade, anunciou a Casa Branca nesta sexta-feira (1/9).
"Estamos no processo de finalizar esta decisão (...) e vamos fazer este anúncio na terça-feira da próxima semana", disse a porta-voz Sarah Huckabee Sanders, quando consultada sobre o futuro do plano Ação Diferida para os Chegados na Infância (Daca, em inglês). O Daca foi criado em junho de 2012 pelo antecessor de Trump, Barack Obama, para tirar da clandestinidade aqueles que entraram ilegalmente no país com menos de 16 anos.

Nesta sexta-feira, Trump estava sob forte pressão de empresários, políticos da oposição e de seu partido, assim como de organizações sociais, para não derrogá-lo, como anunciou que faria durante sua campanha eleitoral. O presidente disse mais cedo que tomaria a decisão "em algum momento" nesta sexta, ou durante o fim de semana.

[SAIBAMAIS]O Daca, que outorga uma permissão de dois anos, que pode ser renovada, foi criado como uma medida temporária para evitar a deportação de centenas de milhares de jovens levados ao país quando criança por seus pais, imigrantes em situação ilegal. Esses jovens ;Dreamers; moraram quase a vida toda nos Estados Unidos e estão totalmente integrados à cultura americana. Trump, que quer deportar milhões de imigrantes em situação ilegal, fez um discurso contraditório sobre os jovens amparados pelo Daca.

Na campanha, insistiu que não estava disposto a dar aos ;Dreamers; uma "anistia ilegal", mas depois suavizou o discurso e prometeu tratá-los com um "grande coração". "O Daca é um tema muito, muito difícil para mim [...]. É um dos temas mais difíceis que tenho porque há crianças incríveis" protegidas pelo Daca, disse o presidente durante coletiva em fevereiro.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação