Mundo

Sete estudantes morrem em incêndio em dormitório no Quênia

No primeiro semestre de 2016, uma série de incêndios criminosos foram provocados em escolas públicas no Quênia. Entre junho e julho do ano passado, 113 centros de ensino médio foram parcialmente destruídos em todo o país

Agência France-Presse
postado em 02/09/2017 11:38
Sete estudantes do ensino médio morreram e outras 10 ficaram feridas neste sábado em um incêndio no dormitório de sua escola na capital do Quênia, Nairóbi, anunciou o ministro da Educação. "Perdemos sete alunas neste triste incidente", declarou o ministro Fred Matiangi ao visitar o local do incêndio. "Outras 10 foram levadas ao hospital em razão de seus ferimentos".

[SAIBAMAIS]Matiangi, que também é ministro do Interior, anunciou a abertura de uma investigação para estabelecer as causas do incêndio em um dos dormitórios do instituto Moi, um prestigioso centro que acolhe cerca de 1.000 estudantes com entre 14 e 18 anos, no bairro de Kibera. O estabelecimento não funcionará nas próximas duas semanas e as alunas, muitas delas comovidas com a tragédia, voltarão para suas casas.

No primeiro semestre de 2016, uma série de incêndios criminosos foram provocados em escolas públicas no Quênia. Entre junho e julho do ano passado, 113 centros de ensino médio foram parcialmente destruídos em todo o país. Na ocasião, a polícia prendeu 150 alunos e 10 professores, acusados de incêndio criminoso.

As motivações desses incêndios nunca foram reveladas, mas a imprensa queniana evoca várias hipóteses: represálias de um "cartel" associado ao lucrativo tráfico de resultados de provas, descontentamento diante da mudança do calendário escolar e protesto contra os métodos de Matiangi, considerado autoritário por alguns.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação