Mundo

EUA: Senado aprova lei sobre teto da dívida e ajuda por Harvey

A lei foi aprovada com 80 votos a favor e 17 contrários, apesar da reticência da maioria republicana após o acordo alcançado nesta quarta-feira entre o presidente Donald Trump e a oposição democrata

Agência France-Presse
postado em 07/09/2017 17:13
O Senado dos Estados Unidos aprovou, nesta quinta-feira, uma lei de ajuda às vítimas da tempestade Harvey e de aumento do teto da dívida do governo e do financiamento do Estado federal até dezembro.
A lei foi aprovada com 80 votos a favor e 17 contrários, apesar da reticência da maioria republicana após o acordo alcançado nesta quarta-feira entre o presidente Donald Trump e a oposição democrata.

O texto vai passar, agora, à Câmara dos Representantes para sua sanção definitiva.

Os fundos de emergência para o Texas, um dos estados mais afetados pelo Harvey, são de 15,25 bilhões de dólares. A cifra foi ampliada após o Congresso ter aprovado, separadamente, na quarta, 7,85 bilhões de dólares.

O limite da dívida do governo, que expiraria no fim de setembro, foi estendido até 8 de dezembro. Com isso, os Estados Unidos afastam o risco de cair em moratória, algo inédito na história do país.

O Estado federal teve seu financiamento garantido até 8 de dezembro, afastando assim, pelo menos até essa data, um possível fechamento das atividades governamentais.

Os líderes republicanos estavam dando início ao acordo para subir o teto da dívida até o fim de 2018, evitando a reabertura dessas discussões a curto prazo. Trump preferiu conseguir uma solução para evitar uma crise imediata.

Vários congressistas conservadores ficaram furiosos com a lei, que passou a ser chamada de "três em um". Eles alegam que foram forçados a pagar pelo endividamento, usando como pano de fundo a assistência aos afetados pelo Harvey.

Vários republicanos disseram que não vão votar a lei na Câmara, mas o texto tem a aprovação garantida apenas com os votos dos republicanos moderados e dos democratas.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação