Jornal Correio Braziliense

Mundo

Trump fala de Cuba e Venezuela ao proclamar Mês da Herança Hispânica

O dia 15 de setembro, data que marca o início das comemorações, é o dia em que Costa Rica, El Salvador, Guatemala, Honduras e Nicarágua festejam sua independência da Espanha


Obama
Esta proclamação do Mês da Herança Hispânica, a primeira de Trump na Casa Branca, difere muito em tom e conteúdo das do governo que lhe antecedeu. No ano passado, o ex-presidente Barack Obama aproveitou a data para defender os indocumentados como americanos "em todos os níveis, exceto por um pedaço de papel", algumas referências que Trump hoje eliminou.

"A extraordinária história da nossa nação começou com a imigração. Hoje devemos continuar cumprindo a promessa da nossa nação nas vidas de todas as pessoas, inclusive para aquelas que são americanas em todos os níveis, exceto por um pedaço de papel", declarou Obama à época.

A comemoração do Mês da Herança Hispânica começou em 1968 como a Semana de Herança Hispânica durante a presidência de Lyndon Johnson e mais tarde se estendeu, em 1988, a todo um mês pelo então presidente Ronald Reagan. O objetivo da iniciativa é destacar a cultura, as conquistas e os desafios desta comunidade nos Estados Unidos.

O dia 15 de setembro, data que marca o início das comemorações, é o dia em que Costa Rica, El Salvador, Guatemala, Honduras e Nicarágua festejam sua independência da Espanha.