Mundo

Turquia inicia exercício militar na fronteira com o Iraque

Testemunhas afirmaram que viram até 100 veículos militares, incluindo tanques, na fronteira iraquiana nesta segunda-feira

Agência France-Presse
postado em 18/09/2017 08:24
Ancara, Turquia - As Forças Armadas da Turquia anunciaram nesta segunda-feira (18/9) o início de um exercício militar na fronteira com o Iraque, uma semana antes do referendo de independência do Curdistão iraquiano, que tem a oposição de Ancara. As forças turcas indicaram em um comunicado que "paralelamente ao exercício, as operações antiterroristas na região de fronteira continuam".

O sudeste da Turquia registra combates diários entre as forças turcas e os separatistas curdos do PKK desde a ruptura, em 2015, de um cessar-fogo que pretendia acabar com um conflito que deixou mais de 40.000 mortos desde 1984.

Testemunhas afirmaram que viram até 100 veículos militares, incluindo tanques, na fronteira iraquiana nesta segunda-feira. Ancara repetiu diversas vezes sua oposição à organização do referendo de 25 de setembro no Curdistão iraquiano e advertiu que "terá um preço".

O presidente turco Recep Tayyip Erdogan anunciou na semana passada uma reunião do Conselho de Segurança turco em 22 de setembro para examinar o tema. No domingo, ele informou que conversaria com o primeiro-ministro iraquiano, Haider al-Abadi, que também é contrário à consulta, à margem da Assembleia Geral da ONU em Nova York.

A Turquia, que mantém boas relações comerciais com Erbil, teme um eventual efeito contagioso que poderia ser provocado pela criação de um Estado curdo em sua fronteira. A ONU propôs a conclusão dentro de três anos de um acordo entre o Curdistão iraquiano e o governo federal de Bagdá sobre o estatuto da região autônoma, em troca do adiamento do referendo.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação