Jornal Correio Braziliense

Mundo

Forças iraquianas atacam um dos últimos redutos do EI perto da Síria

Veículos blindados avançavam em uma zona rochosa, seguidos por caminhonetes armadas com metralhadoras pesadas

Al-Sagra, Iraque - As forças iraquianas, apoiadas por unidades paramilitares, iniciaram nesta terça-feira um ataque contra um dos últimos redutos do grupo Estado Islâmico (EI) no deserto ocidental do Iraque, fronteiriço com a Síria.

"Unidades de infantaria e carros blindados apoiados pelas Unidades de Mobilização Popular (UMP), unidades paramilitares, iniciaram uma ofensiva para libertar as localidades de Anna e Rayhana dos terroristas do Daesh", acrônimo árabe do grupo EI, afirma em um comunicado o general Abdel Amir Yarallah, chefe do Comando Conjunto de Operações (JOC) contra o EI.

"A operação acontece em três eixos, com as forças do exército, da polícia e das UMP", indicou um general presente na área das operações e que pediu anonimato. A ofensiva é apoiada "pelos aviões da coalizão internacional" liderada pelos Estados Unidos e "os helicópteros do exército iraquiano", completou.

O presidente do conselho municipal de Anna, Abdel Karim Al Ani, confirmou à AFP o início da operação. Veículos blindados avançavam em uma zona rochosa, seguidos por caminhonetes armadas com metralhadoras pesadas. Anna é uma das três localidades que permanecem sob controle dos jihadistas, a 100 quilômetros da fronteira síria, na imensa província desértica de Al-Anbar (oeste).

Depois de conquistar Anna e Rawa, o objetivo das tropas iraquianas será Qaim, última localidade antes da fronteira e da província síria de Deir Ezzor. Segundo um general iraquiano, "mais de 1.500 jihadistas" estariam nos três municípios.

"O objetivo é devolver a totalidade da província de Al Anbar à nação", disse à AFP o general Rachid Flaih, chefe das unidades paramilitares da região. O EI também é alvo de ataques das forças do regime sírio de Bashar al-Assad e de uma coalizão curdo-árabe apoiada pelos Estados Unidos.