Jornal Correio Braziliense

Mundo

Theresa May tenta unir ministros na véspera de discurso sobre o Brexit

Durante a reunião em caráter excepcional, May pretende detalhar as grandes linhas do discurso que fará na cidade italiana sobre os próximos passos que devem ser adotados sobre o processo de saída do Reino Unido da União Europeia


A chefe de Governo britânica já se reuniu com alguns deles à margem da Assembleia Geral da ONU em Nova York, incluindo o presidente francês Emmanuel Macron. "As negociações estão estruturadas dentro da UE. O Conselho delegou um mandato à Comissão, que nomeou Michel Barnier, mas a decisão sempre será tomada pelos governantes", disse May ao Daily Telegraph antes de viajar a Nova York.

De acordo com o Financial Times, May vai propor o pagamento de 20 bilhões de euros para enfrentar os compromissos resultantes do orçamento europeu em curso, cujo exercício vai até 2020. Até o momento Londres se recusou a falar de cifras.

Mas a reunião desta quinta-feira tem como objetivo acabar com as divergências persistentes no Executivo, entre os que defendem un "Brexit suave" - como o ministro das Finanças Philip Hammond - e os partidários de uma ruptura clara com o bloco europeu, como Boris Johnson, ministro das Relações Exteriores.