Mundo

Vulcão provoca fuga de ao menos 57 mil moradores na ilha de Bali

O incremento da frequência dos tremores em torno do vulcão são um indício de que o magma está subindo para a superfície, destacou o funcionário

Agência France-Presse
postado em 26/09/2017 08:28
Um homem carrega baldes por um caminho no subdistrito de Kubu de Karangasem Regency na ilha turística indonésia de BaliKarangasem, Indonésia - Ao menos 57 mil moradores de uma zona próxima ao vulcão Agung, na ilha de Bali, abandonaram suas casas diante de sinais de uma erupção iminente, informaram as autoridades nesta terça-feira (26/9).

O Agung, situado a 75 km do centro turístico de Kuta, tem mostrado atividade desde agosto passado, ameaçando entrar em erupção, algo que não acontece desde 1963. "A possibilidade de ocorrer uma erupção é elevada, mas não é possível prever quando isto ocorrerá", declarou o porta-voz da agência de desastres naturais Sutopo Purwo Nugroho.

O incremento da frequência dos tremores em torno do vulcão são um indício de que o magma está subindo para a superfície, destacou o funcionário. Segundo o Centro indonésio de vulcanologia, ocorreram 564 tremores em torno do Agung nesta segunda-feira.

As autoridades recomendaram que a população observe uma distância de ao menos nove quilômetros da cratera do vulcão. Ao menos mil pessoas morreram na erupção do Agung em 1963.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação