Mundo

Papa recebe o cardeal de Caracas para conversar sobre a Venezuela

"O papa está muito empenhado, muito interessado (em compreender a situação da Venezuela). Ele me confirmou durante essa cordial audiência da qual pude participar", declarou o cardeal ao término da reunião

Agência France-Presse
postado em 29/09/2017 15:04

O papa Francisco recebeu nesta sexta-feira (29/9) no Vaticano o cardeal venezuelano Jorge Urosa Savino, arcebispo de Caracas e um dos maiores críticos do governo de Nicolás Maduro, que deu informações sobre a situação atual de seu país.

[SAIBAMAIS]"O papa está muito empenhado, muito interessado (em compreender a situação da Venezuela). Ele me confirmou durante essa cordial audiência da qual pude participar", declarou o cardeal ao término da reunião, em declarações ao correspondente em Roma da emissora colombiana W Radio.

"É um alento e um motivo para que todos os venezuelanos nos unamos em favor da liberdade, justiça, democracia, do progresso e contra a fome e a opressão", explicou o cardeal, que apresentou sua aposentadoria ao cargo, após fazer 75 anos de idade em agosto passado, conforme normas do Vaticano.

O papa se pronunciou em diversas ocasiões a favor do diálogo entre as partes relacionadas à crise na Venezuela, e inclusive, ao fim de sua viagem à Colômbia em setembro, pediu a ONU ajuda na resolução dessa questão humanitária.

"O papa mostrou afetuo pelo povo venezuelano, pelos que estão sofrendo, pelos mais pobres, que são os que estão sofrendo mais", comentou Urosa.

O cardeal voltou a criticar o governo de Maduro, que "insiste em estabelecer um sistema político e econômico fracassado, que levou o país à ruína, à fome e à pobreza extrema a muitas pessoas", disse.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação