Agência France-Presse
postado em 01/10/2017 10:13
Montreal, Canadá - A Polícia do Canadá prendeu neste domingo (1/10) um homem suspeito de esfaquear um policial e de atropelar quatro pedestres, em uma série de incidentes violentos em Edmonton (oeste), os quais estão sendo investigados como "atos de terrorismo".
A onda de crimes começou na noite de sábado (31/9), nos arredores de um estádio de futebol em Edmonton e terminou, horas depois, em uma perseguição de automóvel em alta velocidade. Nela, o motorista de uma van atropelou vários pedestres.
O primeiro-ministro canadense, Justin Trudeau, afirmou estar "profundamente preocupado e indignado" com os ataques em Edmonton.
"Embora a investigação continue, informes iniciais indicam que esse é outro exemplo do ódio, contra o qual temos de permanecer sempre atentos", acrescentou.
Pelos eventos e provas obtidos nas cenas dos crimes, os incidentes estão sendo investigados como "atos de terrorismo", disse a Polícia em um comunicado.
Por volta das 20h15 locais de sábado (23h15 em Brasília), um homem a bordo de um Chevrolet Malibu branco bateu contra barreiras da Polícia nos arredores do estádio de Edmonton, onde acontecia uma partida do campeonato canadense de futebol.
O carro atropelou um agente de polícia que estava em frente a sua viatura, "lançando-o a 15 pés (4,5 metros) no ar".
"Um homem de cerca de 30 anos saiu, então, do veículo e começou a esfaquear o agente, o que virou uma luta", relata o comunicado da Polícia.
Após a agressão, o suspeito fugiu a pé, e o oficial foi levado ao hospital.
Mais tarde, por volta de meia-noite, a Polícia parou, em uma blitz, uma van U-Haul e percebeu que o motorista se parecia com o do Chevrolet Malibu branco. O suspeito conseguiu fugir e se dirigiu para o centro de Edmonton.
"Durante a perseguição, a van U-Haul tentou deliberadamente atropelar os transeuntes nas faixas de pedestres e em becos", indica o comunicado.
"No momento, acreditamos que quatro pedestres foram atropelados pela van e levados para o hospital com vários ferimentos", completa.
A perseguição acabou quando a van tombou, e o condutor foi preso.