Agência France-Presse
postado em 03/10/2017 09:23
Gaza, Territórios palestinos - O governo palestino se reuniu nesta terça-feira (3/10) na Faixa de Gaza pela primeira vez desde 2014, um novo passo para o retorno da Autoridade Palestina, reconhecida internacionalmente, ao comando do território sob poder do Hamas. A celebração do conselho de ministros deve ilustrar também o avanço da reconciliação entre a Autoridade Palestina e o movimento islamita Hamas, após décadas de fratura.
Apesar da prudência alimentada pelo fracasso das tentativas anteriores de aproximação, a visita de segunda-feira a Gaza do primeiro-ministro Rami Hamdallah, a primeira desde 2015, deve preparar o terreno para uma transferência progressiva de atribuições - ao menos civis - do Hamas para a Autoridade Palestina.
O Hamas expulsou a Autoridade Palestina de Gaza em 2007, após uma quase guerra civil com o Fatah, seu grande rival que controla a entidade interina surgida dos Acordos de Oslo e que deveria anteceder um Estado palestino independente.
Desde então, a Autoridade Palestina exerce seu poder, limitado, sobre a Cisjordânia, um território palestino ocupado por Israel há 50 anos e separado de Gaza por algumas dezenas de quilômetros através do território israelense.