Jornal Correio Braziliense

Mundo

Macron manda franceses procurarem emprego e gera polêmica

"Alguns, ao invésde fazer confusão, poderiam muito bem tentar arrumar um trabalho", respondeu Macron, sem especificar a quem se dirigia


[SAIBAMAIS]"Eu presumo que um presidente da República possa nomear as coisas e escolher as palavras que todos nós usamos no dia a dia", respondeu o porta-voz do governo, Christophe Castaner, nesta quinta, depois das intensas reações da oposição, que voltou a chamar Macron - mais uma vez - de "presidente dos ricos".

A porta-voz do partido de direita Os Republicanos, Valérie Boyer, também denunciou o "desprezo" do presidente "pelos franceses". "Qual é o problema de Macron com as pessoas que não pagam o ISF? (Imposto de Solidariedade sobre a Fortuna)", questionou o porta-voz do Partido Socialista, Rachid Temal, referindo-se à polêmica reforma que alivia esse imposto para os mais ricos.

"Macron não sabe o que é ;procurar trabalho;. O ;bordel; é ele", apontou o deputado Adrien Quatennens, do França Insubmissa (de esquerda radical), em alusão à declaração do presidente no original, em francês, algo como "em vez de ir transar no bordel, alguns poderiam muito bem tentar arrumar um trabalho lá".