Jornal Correio Braziliense

Mundo

Onde está a tumba do Papai Noel? Turcos afirmam ter desvendado o mistério

Foi encontrado um mausoléu intacto abaixo da igreja de São Nicolau, na província de Antalya, possível local do nascimento do bom velhinho

"Obtivemos resultados muito bons, mas o trabalho real começa agora. Vamos chegar ao fundo e talvez encontremos o corpo imaculado de São Nicolau", disse o diretor de monumentos de Antalya, Cemil Karabayram, ao jornal turco Hurriyet.

Os arqueólogos começaram recentemente novas pesquisas e descobriram o templo usando radares penetrantes. Segundo Karabayram, a sepultura estava quase intacta, contudo, estava em um local inacessível, devido à presença de relevos de pedra e mosaicos que precisavam ser preservados.

[SAIBAMAIS]O trabalho de escavação permitirá que os estudiosos acessem os terrenos do templo abaixo da igreja para determinar se ainda detém o corpo de São Nicolau. Reverenciado por sua doação de presentes e ajuda aos pobres, o santo do século 4 deu origem à lenda de Papai Noel, iniciada na Holanda e popularizada nos Estados Unidos por imigrantes holandeses.

Museu

Nos últimos anos, a igreja no distrito de Demre, em Antalya, perto de seu local de nascimento, foi restaurada e atraiu muitos visitantes. Demre é construído sobre as ruínas de Myra, a cidade onde se crê ter vivido São Nicolau. O Museu do Papai Noel está localizado na cidade.

Até o descobrimento desse mausoléu, acreditava-se que os restos de São Nicolau teriam sido contrabandeados para a cidade italiana de Bari por comerciantes italianos em 1087.