Jornal Correio Braziliense

Mundo

ONU estima que recuperação do Caribe, após furacões, pode levar décadas

O diretor-geral demonstrou preocupação diante da onda "incomum" de furacões de categoria 5. Segundo ele, a temporada ainda não acabou e o auge é geralmente no mês de outubro


Barreto sublinhou que um dos programas, o Programa Alimentar Mundial, é financiado voluntariamente pelos países e que a UE é um dos principais doadores. Ele ressaltou que "é importante conversar sobre o que está ocorrendo porque milhões de pessoas ainda requerem apoio".

O diretor-geral demonstrou preocupação diante da onda "incomum" de furacões de categoria 5. Segundo ele, a temporada ainda não acabou e o auge é geralmente no mês de outubro. "Evidentemente o excesso de furacões se deve ao aquecimento das águas e isto tem um vínculo direto com a mudança climática", concluíu.

Barreto mencionou em particular a devastação em Dominica, afetada pelo furacão Maria, de pouco mais de 70 mil habitantes e com uma destruição de 80% de seus edifícios, e um desabastecimento alimentar que requer "ajuda urgente". O PAM prepara uma operação no país para assistir 25 mil pessoas nos próximos meses.