postado em 06/10/2017 13:19
O secretário-geral da ONU, António Guterres, felicitou nesta sexta-feira (6/10) a Campanha Internacional para a Abolição das Armas Nucleares (Ican) por ter conquistado o prêmio Nobel da Paz e destacou a necessidade de chegar a um mundo sem armas atômicas. A informação é da agência EFE.
"Agora mais do que nunca necessitamos de um mundo sem armas nucleares", disse ele em uma mensagem pela rede Twitter, na primeira reação das Nações Unidas. A Ican, com sede em Genebra, ganhou o Nobel da Paz por ter se transformado em "força motriz" na iniciativa humanitária lançada em 2015 para alcançar um acordo a favor do desarmamento nuclearmundial.
Esses esforços culminaram em 7 de julho na adoção do primeiro Tratado sobre a Proibição de Armas Nucleares, que foi aprovado por 122 países. No processo, no entanto, ficaram fora as nove potências nucleares, incluídos os cinco países com assento permanente no Conselho de Segurança da ONU (Estados Unidos, Rússia, China, França e Reino Unido). As outras quatro nações com armas nucleares são Índia, Paquistão, Israel e Coreia do Norte.