Mundo

EUA aprovam venda de escudo anti-mísseis para a Arábia Saudita

Esta venta fortalece a segurança nacional dos Estados Unidos e seus interesses de política externa, apoiando a segurança de longo prazo da Arábia Saudita e da região do Golfo perante o Irã e outras ameaças regionais", destaca o comunicado

Agência France-Presse
postado em 06/10/2017 18:16

O governo americano aprovou a venda para a Arábia Saudita de um sistema de defesa antimísseis (THAAD, na sigla em inglês) por 15 bilhões de dólares, anunciou nesta sexta-feira (6/10) o Departamento de Estado.

[SAIBAMAIS]"Esta venta fortalece a segurança nacional dos Estados Unidos e seus interesses de política externa, apoiando a segurança de longo prazo da Arábia Saudita e da região do Golfo perante o Irã e outras ameaças regionais", destaca o comunicado.

O THAAD, que já foi vendido aos vizinhos de Riad, Catar e Emirados Árabes Unidos, é um dos equipamentos de defesa antimísseis mais eficientes do arsenal americano e está equipado com um sistema avançado de radar.

Funcionários da administração do presidente Donald Trump disseram à AFP que a venda, que será efetivada se o Congresso não apresentar objeções em 30 dias, faz parte do pacote de armamento de 110 bilhões de dólares que Trump prometeu a Riad durante sua visita em maio passado.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação