Mundo

Tusk pede que presidente catalão volte ao diálogo com Madri

Ele recordou ainda que há poucos dias pediu ao presidente espanhol, Mariano Rajoy, que buscasse uma solução baseada no diálogo e "sem o uso da força"

Agência France-Presse
postado em 10/10/2017 11:49
Bruxelas, Bélgica -O presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, pediu nesta terça-feira (10) ao presidente catalão, o separatista Carles Puigdemont, que não tome uma decisão sobre a declaração de independência e retorne "ao diálogo possível" com Madri.

"Hoje lhe peço que respeite a ordem constitucional [da Espanha] e não anuncie uma decisão que torne esse diálogo impossível", declarou Tusk ante o Comitê Europeu das Regiões.

Ele recordou ainda que há poucos dias pediu ao presidente espanhol, Mariano Rajoy, que buscasse uma solução baseada no diálogo e "sem o uso da força".

O presidente catalão deve discursar nesta terça-feira pela primeira vez ante o Parlamento regional desde a realização do referendo de independência proibido pela Justiça espanhola e marcado pela violência policial para impedir a votação.

Neste contexto, o presidente francês, Emmanuel Macron, disse confiar numa solução pacífica ao conflito entre Madri e os separatistas.

"Há um golpe de força dos catalães, e eu desejo que seja administrado de forma pacífica. Acredito que esse será o caso, estou confiante", afirmou durante um debate na Universidade Goethe de Franckfurt.

"A demanda catalã não se inscreve nas regras do Estado de direito espanhol", acrescentou.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação