Mundo

Espanha exige que Catalunha esclareça se independência foi declarada

O governo espanhol rechaça qualquer negociação e diz que o plebiscito pela secessão do dia 1º foi ilegal

Agência Estado
postado em 11/10/2017 08:27
O governo espanhol rechaça qualquer negociação e diz que o plebiscito pela secessão do dia 1º foi ilegalO primeiro-ministro da Espanha, Mariano Rajoy, exigiu formalmente nesta quarta-feira (11/10) que o líder da Catalunha, Carles Puigdemont, esclareça se a independência da região foi declarada Rajoy disse que isso é necessário antes de que seu governo decida quais passos adotar.

[SAIBAMAIS]Em uma ameaça velada, Rajoy disse que o esclarecimento era necessário pelo artigo da Constituição que permitiria que o governo central da Espanha interviesse para assumir parcial ou integralmente os poderes regionais na Catalunha.

Rajoy emitiu a exigência na quarta-feira, após uma reunião especial do gabinete para responder ao discurso de ontem do líder regional catalão. Puigdemont disse que estava avançando com o processo de independência, mas que suspenderia seus efeitos durante várias semanas para facilitar as negociações com Madri. O governo espanhol rechaça qualquer negociação e diz que o plebiscito pela secessão do dia 1; foi ilegal, além de lembrar que o Judiciário espanhol já havia declarado que essa votação regional não tinha valor legal.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação