Mundo

Modelo negra de propaganda polêmica da Dove defende anúncio

Na propaganda em questão, um anúncio de três segundos para um sabão líquido, a mulher negra tira uma camiseta marrom para revelar uma mulher branca

Agência France-Presse
postado em 11/10/2017 13:16
Na propaganda em questão, um anúncio de três segundos para um sabão líquido, a mulher negra tira uma camiseta marrom para revelar uma mulher brancaLondres, Reino Unido - A jovem modelo negra que estrelou a propaganda da marca de cosméticos Dove considerada racista defendeu, nesta quarta-feira (11/10), o anúncio, afirmando que o objetivo do mesmo era mostrar que "todas as peles precisam de cuidados".

"Minha experiência com a equipe da Dove foi positiva", declarou Lola Ogunyemi em uma coluna publicada no jornal britânico The Guardian. "Todas as mulheres que participaram do projeto entenderam o conceito e o objetivo principal: utilizar nossas diferenças para ilustrar o fato de que todas as peles precisam de cuidados", ressaltou.

[SAIBAMAIS]Na propaganda em questão, um anúncio de três segundos para um sabão líquido, a mulher negra tira uma camiseta marrom para revelar uma mulher branca, que remove sua camiseta e revela uma terceira mulher branca.

O vídeo, originalmente transmitido na página Facebook da Dove Estados Unidos e pouco depois suprimido, foi amplamente denunciado pelos internautas em todo o mundo. "Vejo como o material que circulou na rede pode ser mal interpretado, considerando que a Dove já foi atacada pelo mesmo assunto no passado" e que "há uma falta de confiança". Mas essas acusações trazem "muitas omissões" e não permitem que o público construa uma "opinião clara", continuou a modelo.

Para ela, a Dove, que se desculpou publicamente, "também poderia ter defendido sua visão criativa" e "o fato de que me incluíam como um dos rostos de sua campanha", insistiu.

Em 2011, a Dove (grupo Unilever) foi acusada de racismo por outro anúncio estrelado por três mulheres, uma negra, uma morena e uma branca. A mulher negra aparecia em frente ao cartaz "Antes", com pele seca, e a mulher branca carregava o cartaz "Depois", apresentando uma pele hidratada. A morena aparecia entre as duas.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação