Jornal Correio Braziliense

Mundo

Donald Trump decide sobre o futuro do acordo nuclear com o Irã

Em um discurso na Casa Branca às 12H45 (13H45 de Brasília), Trump deve apresentar um enfoque mais agressivo para verificar os compromissos do Irã no âmbito do acordo


O acordo busca garantir o caráter exclusivamente civil do programa nuclear iraniano e a AIEA confirmou até agora o cumprimento por parte de Teerã. Ao não certificar o acordo Trump estaria desvalorizando a agência do sistema das Nações Unidas, outro golpe ao multilateralismo depois de anunciar na quinta-feira a saída do país da Unesco.

De acordo com a Casa Branca também existe a expectativa de que o presidente anuncie sanções contra alguns integrantes da Guarda Revolucionária, o exército de elite iraniano, mas sem chegar a classificar esta organização como "grupo terrorista".

Funcionários indicaram que o presidente insistirá na "influência desestabilizadora" de Teerã no Oriente Médio e, "em particular, em seu apoio ao terrorismo".

Trump vai falar sobre o tema porque, de acordo com a lei americana, o presidente deve "certificar ou não" ao Congresso a cada 90 dias que Teerã respeita o acordo e que este é do interesse dos Estados Unidos. Em tese, a decisão de "não certificação" dá aos congressistas 60 dias para decidir se voltam a impor as sanções retiradas em 2015 como parte do acordo. Um retorno das sanções determinaria, na prática, o fim do acordo.