Mundo

Chanceler alemã nega ter perdido força, apesar de derrota nas urnas

Os conservadores de Merkel ganharam as legislativas nacionais de 24 de setembro passado com um resultado historicamente baixo

Agência France-Presse
postado em 16/10/2017 13:00
Os conservadores de Merkel ganharam as legislativas nacionais de 24 de setembro passado com um resultado historicamente baixoBerlim, Alemanha - A chanceler alemã, Angela Merkel, negou nesta segunda-feira (16/10) que esteja enfraquecida pela derrota de seu partido conservador na eleição regional de domingo e disse estar "muito confiante" em relação às negociações para compor o próximo governo.

Os conservadores abordam com confiança essas negociações, já que são a força política "mais importante", declarou Merkel, em entrevista coletiva.

Seu partido, a CDU, sofreu um duro golpe no domingo em uma eleição na Baixa Saxônia (noroeste), onde foi superado pelos social-democratas do SPD (36,9%, contra 33,6%). "Não vejo o resultado na Baixa Saxônia como uma fraqueza", insistiu a chanceler.

Os conservadores de Merkel ganharam as legislativas nacionais de 24 de setembro passado com um resultado historicamente baixo. Em função disso, iniciam esta semana difíceis negociações com os liberais e com os verdes para formar o próximo governo alemão.

Há várias divergências entre esses partidos sobre temas como Europa, impostos, imigração, ou política externa. Se Merkel não conseguir compor governo nos próximos meses, novas eleições poderão ser convocadas.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação