Publicidade

Correio Braziliense

Trump: Cuba é responsável por evitar ataques a funcionários dos EUA

]"Eu acredito nisso e é um ataque muito incomum, mas acredito que Cuba é responsável, sim", disse Trump a jornalistas


postado em 16/10/2017 17:15

O presidente americano, Donald Trump, disse nesta segunda-feira (16/10) que Cuba tem a responsabilidade de evitar novos ataques secretos aos diplomatas dos Estados Unidos em sua missão em Havana.

Perguntado por repórteres se ele concorda em que o governo cubano é capaz de conter os ataques misteriosos, Trump disse: "Eu acredito que Cuba é responsável".

"Eu acredito nisso e é um ataque muito incomum, mas acredito que Cuba é responsável, sim", disse Trump a jornalistas.

Em uma troca de mensagens pelo Twitter com um repórter da AFP, R.C. Hammond,  conselheiro-chefe de assuntos públicos do secretário de Estado, Rex Tillerson, confirmou que Trump acredita que Cuba tem "responsabilidade em prevenir ataques e proteger diplomatas".

O governo americano não acusa Cuba de ordenar os ataques, mas demonstrou sua frustrados com sua incapacidade de identificar os responsáveis.

Os ataques misteriosos, que as autoridades norte-americanas sugeriram inicialmente que poderiam ter sido feitos com algum tipo de dispositivo acústico escondido, afetaram pelo menos 22 funcionários da embaixada dos EUA em Havana.

O último deles teria acontecido em agosto deste ano.

 

Leia mais notícias em Mundo

 

Esses diplomatas apresentaram sintomas físicos, incluindo dores de ouvido, perda auditiva, tonturas, dor de cabeça, fadiga, problemas cognitivos e dificuldade em dormir.

Em resposta, os EUA retiraram mais da metade dos funcionários da embaixada dos EUA em Cuba e ordenaram a expulsão de 15 diplomatas cubanos dos Estados Unidos.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade