O presidente americano, Donald Trump, disse nesta segunda-feira (16/10) que Cuba tem a responsabilidade de evitar novos ataques secretos aos diplomatas dos Estados Unidos em sua missão em Havana.
Perguntado por repórteres se ele concorda em que o governo cubano é capaz de conter os ataques misteriosos, Trump disse: "Eu acredito que Cuba é responsável".
[SAIBAMAIS]"Eu acredito nisso e é um ataque muito incomum, mas acredito que Cuba é responsável, sim", disse Trump a jornalistas.
Em uma troca de mensagens pelo Twitter com um repórter da AFP, R.C. Hammond, conselheiro-chefe de assuntos públicos do secretário de Estado, Rex Tillerson, confirmou que Trump acredita que Cuba tem "responsabilidade em prevenir ataques e proteger diplomatas".
O governo americano não acusa Cuba de ordenar os ataques, mas demonstrou sua frustrados com sua incapacidade de identificar os responsáveis.
Os ataques misteriosos, que as autoridades norte-americanas sugeriram inicialmente que poderiam ter sido feitos com algum tipo de dispositivo acústico escondido, afetaram pelo menos 22 funcionários da embaixada dos EUA em Havana.
O último deles teria acontecido em agosto deste ano.
Esses diplomatas apresentaram sintomas físicos, incluindo dores de ouvido, perda auditiva, tonturas, dor de cabeça, fadiga, problemas cognitivos e dificuldade em dormir.
Em resposta, os EUA retiraram mais da metade dos funcionários da embaixada dos EUA em Cuba e ordenaram a expulsão de 15 diplomatas cubanos dos Estados Unidos.