Mundo

Milhares de estudantes protestam pela independência da Catalunha

O movimento Universidade pela República e o sindicato dos estudantes convocaram um dia de greve nas universidades nas quatro principais cidades da Catalunha

Agência France-Presse
postado em 26/10/2017 11:05
Os estudantes com bandeira catalã pró-independência durante manifestação em BarcelonaBarcelona, Espanha - Milhares de estudantes estavam reunidos nesta quinta-feira (26/10) em Barcelona em apoio a uma proclamação da independência da Catalunha e em rejeição a uma possível intervenção na autonomia regional pelo governo central espanhol.

Com cravos vermelhos e bandeiras da independência amarradas ao pescoço, os manifestantes marchavam pelas ruas do centro da capital catalã, constatou um jornalista da AFP. "Eles não podem prender um povo inteiro. Não à repressão franquista", lia-se em uma grande faixa, enquanto os alunos gritavam "Fora forças de ocupação".

"Estamos aqui para defender as instituições catalãs. O governo espanhol quer aplicar o artigo 155 [da Constituição] que desabilita o governo catalão", explicou Pol Moratalla, de 18 anos. "Queremos tanto a independência, continuaremos protestando e reivindicando nossos direitos", disse Judith Campos, 19 anos.

O movimento Universidade pela República e o sindicato dos estudantes convocaram um dia de greve nas universidades nas quatro principais cidades da Catalunha

O movimento Universidade pela República e o sindicato dos estudantes convocaram um dia de greve nas universidades nas quatro principais cidades da Catalunha - Barcelona, %u200B%u200BGirona, Lleida e Tarragona - para protestar contra o artigo 155, que permite suspender a autonomia de uma região.

O Senado decidirá na sexta-feira (27/10) se autoriza a aplicação do artigo solicitado pelo governo do conservador Mariano Rajoy, uma medida nunca usada em quatro décadas de democracia na Espanha. Por meio disso, Rajoy quer destituir o governo catalão e limitar os poderes do parlamento regional, entre outras medidas, até convocar eleições regionais em seis meses.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação