Mundo

Puigdemont defende participação nas eleições catalãs convocadas por Madri

Ele não esclareceu quanto tempo permanecerá em Bruxelas, ao falar de falta de garantias na Espanha

Agência France-Presse
postado em 31/10/2017 12:33
Ele não esclareceu quanto tempo permanecerá em Bruxelas, ao falar de falta de garantias na EspanhaBruxelas, Bélgica - O presidente separatista destituído da Catalunha, Carles Puigdemont, defendeu nesta terça-feira (31/10) que os cidadãos participem nas eleições catalãs convocadas pelo governo central de Madri e pediu que se "desacelere" o processo de independência regional para evitar a violência na região. Puigdemont esclareceu ainda que não irá pedir asilo político na Bélgica.

"Não estou aqui para pedir asilo político", mas "para poder reagir com liberdade e segurança", disse Puigdemont em uma coletiva de imprensa quatro dias após a proclamação de independência da região autônoma, e um dia depois de a Procuradoria espanhola anunciar que irá processá-lo por rebelião e sedição, o que poderia resultar em 30 anos de prisão.

Ele não esclareceu quanto tempo permanecerá em Bruxelas, ao falar de falta de garantias na Espanha. O primeiro-ministro belga, Charles Michel, assegurou nesta terça que Puigdemont "será tratado como qualquer cidadão europeu, com os mesmos direitos e deveres, nem mais nem menos".

O líder separatista, que afirma ser o legítimo presidente da Catalunha, defendeu desacelerar o processo de secessão para evitar males maiores em resposta à ofensiva política e judicial do governo central de Mariano Rajoy.

"Não se pode construir a república de todos com base na violência", disse Puigdemont, acrescentando: "Se essa atitude tem como preço desacelerar a implantação da república, devemos considerar que esse é um preço razoável". Finalmente, Puigdemont convidou os separatistas a participar das eleições regionais de 21 de dezembro, eliminando a dúvida sobre se boicotaria a votação convocada pelo governo central espanhol.

"As eleições do dia 21 são um desafio que assumimos com todas as nossas forças", disse Puigdemont, pedindo a Madri que respeite o resultado das eleições caso vencessem as eleições novamente. A última aparição pública do líder catalão aconteceu no sábado, no dia seguinte à proclamação da república no Parlamento catalão, ignorando as advertências do governo e da justiça espanholas.

Depois, Puigdemont viajou para Bruxelas, sem fornecer explicações.Em uma Catalunha profundamente dividida sobre a independência, e com a oposição frontal do governo espanhol e da União Europeia à separação, a proclamação de independência não se traduziu em nada concreto.

Independência desvanece
Na região autônoma é crescente o sentimento de fracasso da proclamação de independência, e os principais partidos separatistas já confirmaram que vão participar nas eleições de 21 de dezembro.

É "uma oportunidade a mais para sermos ouvidos, fazer-nos ouvir em todos os lugares. Somos os defensores da democracia", disse à televisão catalã TV3 Oriol Junqueras, o vice-presidente catalão destituído e líder do ERC (Esquerda Republicana da Catalunha), que lidera as pesquisas.Um membro do Executivo de Puigdemont que renunciou na quinta-feira por não concordar com uma declaração unilateral, Santi Vila, enfatizou que a proclamação da independência fracassou.

"Vamos analisar os fatos, se você precisa pegar um avião, fará o que fará", disse à RAC1, aludindo ao fato de que não há controle de fronteiras. "Não creio que possamos usar a palavra enganação, mas é verdade que tenho colegas do governo que mostraram uma ingenuidade que surpreende pela idade que têm".

Causas judiciais contra os separatistas
Na Espanha, a Justiça segue atuando contra os líderes separatistas. O Tribunal Constitucional espanhol suspendeu de forma cautelar, nesta terça-feira, a declaração de independência da Catalunha, ao acatar um recurso apresentado pelo governo espanhol, segundo informou uma fonte judicial.

"A plenária do tribunal acaba de suspender cautelarmente a declaração de independência", disse a mesma fonte. Além disso, a presidente destituída do Parlamento catalão, Carme Forcadell, vai ser convocada em breve pelo Supremo Tribunal espanhol para ser indiciada.

Um magistrado convocou Carme Forcadell e os cinco outros membros do gabinete de presidentes do Parlamento catalão, indicou uma fonte judicial. Eles são esperados nos dias 2 e 3 de novembro, acompanhados de seus advogados.

Finalmente, a Guarda Civil realizou buscas na sede da polícia catalã e suas delegacias em busca de dados sobre suas comunicações no dia do referendo inconstitucional de 1; de outubro, indicou à AFP um porta-voz do corpo.

O papel da polícia catalã foi criticado por fontes da Guarda Civil que a acusou de não cumprir as ordens de impedir o referendo. Josep Lluis Trapero, chefe da polícia catalã destituído no marco da intervenção da Catalunha por parte do governo central, está em liberdade provisória após ser indiciado por sedição.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação