Mundo

Uzbequistão oferece ajuda em investigação sobre atentado em NY

O ataque matou oito pessoas, incluindo cinco argentinos, e deixou 11 feridos

Agência France-Presse
postado em 01/11/2017 08:19
As redes de televisão americanas identificaram o suspeito como Sayfullo Saipov, um homem do Uzbequistão de 29 anos que vive em Tampa na Flórida desde 2011Moscou, Rússia - O Uzbequistão se comprometeu nesta quarta-feira (1/11) a cooperar na investigação sobre o atentado com uma caminhonete executado em Nova York, cujo suposto autor é natural - segundo a imprensa - deste país da Ásia central.

"O Uzbequistão está disposto a usar todas as suas forças e recursos para ajudar na investigação sobre este ato terrorista", afirmou o presidente uzbeque Chavkat Mirzioyev, citado em um comunicado do ministério das Relações Exteriores.

A imprensa americana informou que o motorista da caminhonete é um uzbeque, que mora nos Estados Unidos desde 2010.

"A tragédia que aconteceu confirma de novo a necessidade de unir os esforços de toda a comunidade internacional na luta contra este desafio de nossa época", completou Mirzioiev, que ofereceu pêsames ao presidente americano e às famílias das vítimas.

Vários meios de comunicação americanos informaram que o motorista da caminhonete que atropelou ciclistas e pedestres na terça-feira em Manhattan era um uzbeque que entrou nos Estados Unidos em 2010.

O ataque matou oito pessoas, incluindo cinco argentinos, e deixou 11 feridos. O Uzbequistão, uma ex-república soviética de maioria muçulmana, tem centenas de cidadãos lutando em grupos jihadistas no Iraque e Síria, segundo estimativas dos serviços de segurança russos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação