Jornal Correio Braziliense

Mundo

França encerra estado de emergência e adota nova lei de segurança

A nova legislação transforma algumas das medidas contidas no estado de emergência em lei, embora com algumas modificações

Dois anos depois que terroristas islâmicos mataram 130 pessoas em ataques coordenados em Paris, a França encerrou oficialmente o estado de emergência, e adotou uma nova lei de segurança que críticos afirmam comprometer liberdades civis. As informções são da Reuters.

A nova lei antiterrorismo, que entra em vigor nesta quarta-feira (1;), concede à polícia poderes ampliados para realizar buscas em propriedades, conduzir escutas e, até mesmo, fechar mesquitas ou outros locais suspeitos de pregar o ódio.

"Alguns temem que agora que nós estamos fora do estado de emergência pode haver uma queda na vigilância, mas é o oposto", disse o primeiro-ministro francês, Édouard Philippe, a repórteres, durante curta visita a policiais trabalhando na Torre Eiffel, em Paris.

"O nível de ameaça é alto em todos os lugares do mundo", disse, se referindo ao ataque de terça-feira (31) em Nova York, onde oito pessoas morreram atropeladas.

A nova legislação transforma algumas das medidas contidas no estado de emergência em lei, embora com algumas modificações.

Uma das medidas permitirá que o Ministério do Interior, sem aprovação de um juiz, monte grandes perímetros de segurança em caso de ameaça identificada, restringindo a movimentação de pessoas e veículos e com o poder de realizar buscas dentro da área.

"A França se tornou tão acostumada ao estado de emergência que agora está introduzindo diversas dessas medidas abusivas na lei comum", disse a organização de direitos humanos Human Rights Watch, antes de o Parlamento aprovar a legislação no mês passado.