Jornal Correio Braziliense

Mundo

CIA revela vasto arquivo sobre Bin Laden apreendido em complexo

Investigadores de um "think tank" de Washington que tiveram acesso prioritário ao novo dossiê desclassificado disseram que inclui o vídeo de casamento do filho de Bin Laden e diários deixados pelo militante saudita

A Agência Central de Inteligência (CIA, em inglês) revelou nesta quarta-feira (1/10) um vasto arquivo de documentos e vídeos apreendidos em 2011 na invasão americana a um complexo paquistanês em que matou o líder da Al-Qaeda Osama bin Laden.

[SAIBAMAIS]Investigadores de um "think tank" de Washington que tiveram acesso prioritário ao novo dossiê desclassificado disseram que inclui o vídeo de casamento do filho de Bin Laden e diários deixados pelo militante saudita.

"A revelação de hoje dá a oportunidade ao povo americano de obter mais informações sobre os planos e trabalhos dessa organização terrorista", afirmou o diretor da CIA, Mike Pompeo.

A CIA disponibilizou on-line 470.000 arquivos adicionais apreendidos em maio de 2011 quando os SEALs (força de elite da Marinha americana) invadiram o complexo em Abbottabad e mataram o líder da rede extremista global Al-Qaeda.

De acordo com Thomas Joscelyn e Bill Roggio, acadêmicos da Fundação pela Defesa da Democracia que tiveram a permissão para estudar os arquivos antes de serem tornados públicos, isso fornece novas informações.

"Esses documentos ajudarão a preencher alguns espaços em branco que ainda temos sobre a liderança da Al-Qaeda", disse Roggio.

A inclusão do vídeo de casamento de Hamza Bin Laden, por exemplo, mostra ao mundo a primeira imagem do filho favorito de Bin Laden como adulto, em uma gravação aparentemente feita no Irã.