Jornal Correio Braziliense

Mundo

Donald Trump faz nova advertência ao líder da Coreia do Norte

Ao mesmo tempo, Trump ofereceu "um caminho para um futuro melhor"


[SAIBAMAIS]"Todas as Nações responsáveis devem se unir para isolar o brutal regime" norte-coreano. "Não se pode apoiar, fornecer ou aceitar" o regime de Kim Jong-Un, disse o presidente em seu discurso no Parlamento, em clara referência à China e à Rússia.

Trump recordou ainda que Kim Jong-Un lidera uma "ditadura cruel" na Coreia do Norte. Após o discurso, o presidente americano viajou para a China, terceira escala de sua visita à Ásia.

Na manhã desta quarta-feira, Trump tentou realizar uma visita surpresa à Zona Desmilitarizada que divide a península coreana, mas desistiu devido ao mau tempo. A Casa Branca havia informado que o presidente não visitaria a zona, mas Trump deixou seu hotel em Seul de manhã cedo e embarcou em um helicóptero na base militar de Yongsan.

O helicóptero de Trump, o Marine One, chegou a decolar de Yongsan mas teve que regressar devido ao tempo ruim. O presidente ainda aguardou durante quase uma hora a melhora do tempo, mas foi obrigado a cancelar a visita. A visita à Zona Desmilitarizada - onde os soldados de Seul e Pyongyang ficam separados por uma faixa de segurança marcada por blocos de concreto - é habitual na agenda dos presidentes americanos que viajam ao país.

Trump planejava encontrar o presidente sul-coreano, Moon Jae-In, na Zona Desmilitarizada, no que seria um "momento histórico", já que nunca os líderes dos dois países realizaram tal visita juntos. "O esforço mostra a fortaleza e a importância da aliança entre nossos países", destacou a porta-voz Sarah Huckabee Sanders.