Mundo

Donald Trump faz nova advertência ao líder da Coreia do Norte

Ao mesmo tempo, Trump ofereceu "um caminho para um futuro melhor"

Agência France-Presse
postado em 08/11/2017 10:28
Trump recordou que Kim Jong-Un lidera uma

Seul, Coreia do Sul -
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, fez uma nova advertência ao líder norte-coreano, Kim Jong-Un, a quem pediu que "não subestime" a determinação de Washington, em meio à crescente tensão pelo programa nuclear de Pyongyang.

Ao mesmo tempo, Trump ofereceu "um caminho para um futuro melhor". "As armas que você está desenvolvendo não lhe darão mais segurança. Você está colocando seu regime diante de um grave perigo", alertou durante um discurso no Parlamento em Seul.

"Apesar de todos os crimes cometidos contra Deus e contra os homens, nós vamos lhe oferecer um caminho para um futuro melhor". "A Coreia do Norte não é o paraíso com o qual seu avô sonhava. É um inferno que ninguém merece", disse Trump a Kim Jong-Un.

Antes de fazer o gesto de conciliação, Trump advertiu a Coreia do Norte de que "chegou o tempo da força". "Não nos subestimem", declarou o presidente, afirmando que não deixará que "as cidades americanas sejam ameaçadas de destruição".


[SAIBAMAIS]"Todas as Nações responsáveis devem se unir para isolar o brutal regime" norte-coreano. "Não se pode apoiar, fornecer ou aceitar" o regime de Kim Jong-Un, disse o presidente em seu discurso no Parlamento, em clara referência à China e à Rússia.

Trump recordou ainda que Kim Jong-Un lidera uma "ditadura cruel" na Coreia do Norte. Após o discurso, o presidente americano viajou para a China, terceira escala de sua visita à Ásia.

Na manhã desta quarta-feira, Trump tentou realizar uma visita surpresa à Zona Desmilitarizada que divide a península coreana, mas desistiu devido ao mau tempo. A Casa Branca havia informado que o presidente não visitaria a zona, mas Trump deixou seu hotel em Seul de manhã cedo e embarcou em um helicóptero na base militar de Yongsan.

O helicóptero de Trump, o Marine One, chegou a decolar de Yongsan mas teve que regressar devido ao tempo ruim. O presidente ainda aguardou durante quase uma hora a melhora do tempo, mas foi obrigado a cancelar a visita. A visita à Zona Desmilitarizada - onde os soldados de Seul e Pyongyang ficam separados por uma faixa de segurança marcada por blocos de concreto - é habitual na agenda dos presidentes americanos que viajam ao país.

Trump planejava encontrar o presidente sul-coreano, Moon Jae-In, na Zona Desmilitarizada, no que seria um "momento histórico", já que nunca os líderes dos dois países realizaram tal visita juntos. "O esforço mostra a fortaleza e a importância da aliança entre nossos países", destacou a porta-voz Sarah Huckabee Sanders.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação