Jornal Correio Braziliense

Mundo

Greve na Catalunha afeta cerca de 150 mil passageiros de trens

"Ao todo, houve mais de 20 trens [de alta velocidade] e mais de 10 mil passageiros afetados", explicou uma porta-voz da Renfe, acrescentando que os oito trens diários entre Espanha e França tiveram que ser suspensos

Cerca de 150 mil passageiros foram afetados pelos muitos bloqueios ferroviários protagonizados por manifestantes separatistas na Catalunha, em um dia de greve geral que perturbou seriamente o serviço de alta velocidade entre Espanha e França, segundo a empresa ferroviária Renfe.

[SAIBAMAIS]"Ao todo, houve mais de 20 trens [de alta velocidade] e mais de 10 mil passageiros afetados", explicou uma porta-voz da Renfe, acrescentando que os oito trens diários entre Espanha e França tiveram que ser suspensos.

No total, cerca de 150 mil passageiros tiveram seus trens cancelados ou com importantes atrasos na região, acrescentou.

O serviço habitual de trens foi alterado pela invasão das vias ferroviárias na estação de Girona (60 km ao sul da fronteira francesa) desde a primeira hora da manhã, e na estação de Sants, a principal de Barcelona, à tarde.

A polícia fechou essa estação à tarde, deixando apenas os manifestantes nas vias.

A região do nordeste da Espanha vive nesta quarta-feira uma greve geral com adesão minoritária, mas que provocou graves alterações no tráfego, com dezenas de bloqueios em estradas e vias ferroviárias.

A greve foi convocada por um sindicato minoritário separatista depois de um juiz de Madri decretar a prisão preventiva de oito antigos dirigentes da região, acusados de rebelião, sedição e malversação depois de liderar a região para declarar sua independência da Espanha.

A proclamação de uma efêmera República Catalã em 27 de outubro foi respondida pelo governo espanhol com a destituição do Executivo regional presidido por Carles Puigdemont, atualmente em Bruxelas aguardando uma ordem de extradição para a Espanha.