Mundo

Terremoto deixa rastro de morte e destruição no Iraque

O terremoto de magnitude 7,3 atingiu a região da fronteira entre Irã e Iraque na noite de domingo, matando centenas de pessoas e ferindo outras milhares

Agência France-Presse
postado em 13/11/2017 16:04

Nizar Abdullah passou a noite revirando os escombros da casa vizinha de dois andares na cidade montanhosa de Darbandikhan, no Curdistão iraquiano, depois que a região foi sacudida por um terremoto mortal.

"Há oito pessoas dentro" da construção, explicou nesta segunda-feira (13/11) Abdullah, um curdo-iraquiano, em frente à pilha de destroços de concreto onde antes se erguia a casa.

[SAIBAMAIS]Alguns familiares conseguiram escapar, mas "vizinhos e socorristas retiraram a mãe e um dos filhos mortos dos escombros", contou o homem de 34 anos.

O terremoto de magnitude 7,3 atingiu a região da fronteira entre Irã e Iraque na noite de domingo, matando centenas de pessoas e ferindo outras milhares.

O Irã foi mais castigado, com 407 mortos e cerca de 6.700 feridos, enquanto no Iraque o sismo matou oito pessoas e deixou outras 535 feridos, informaram autoridades dos dois países.

O sismo atingiu a região da fronteira, 30 km a sudoeste de Halabja, no Curdistão iraquiano, por volta das 21h20 locais (16h20 de Brasília), segundo o Serviço Geológico dos EUA.

A maioria das pessoas estava em casa quando o terremoto ocorreu. "De repente a eletricidade foi embora e senti um forte tremor", disse Loqman Hussein.

"Imediatamente deixei minha casa com minha família", acrescentou. Akram Wali, de 50 anos, contou que muitas famílias em Darbandikhan buscavam abrigo com parentes fora da cidade.

Eles fugiram enquanto autoridades no Curdistão iraquiano pediram à população na área sul da cidade a deixar suas casas, temendo que a represa de Darbandikhan pudesse se romper.

Todos os olhos na represa

A represa, que perpassa o rio Diyala, situa-se na província de Sulaimaniyah, onde sete pessoas morreram, incluindo quatro em Darbandikhan. Outra pessoa morreu na província de Diyala.

Autoridades da região de Darbandikhan, onde vivem 40.000 pessoas, disseram que a represa suportou a fúria do terremoto e não sofreu grandes rachaduras.

Taha Mohammed, de 65 anos, não atendeu aos chamados para deixar Darbandikhan, mesmo que o sismo tenha destruído quase completamente sua casa.

"Nós fugimos e ninguém se feriu", disse o homem, vestindo as tradicionais calças amplas dos curdos iraquianos, relatando suas bênçãos apesar da tragédia.

O ministro da Saúde iraquiano Seif al-Nadr disse que no terremoto 321 pessoas ficaram feridas no Curdistão iraquiano, outras 170 na província de Diyala e 44 na disputada província de Kirkuk (norte).

A maior parte dos socorridos estava em choque, afirmou em um comunicado.

"O governo iraquiano precisa ajudar as vítimas", disse Yassin Qassem, cuja casa foi seriamente danificada pelo sismo.

"Somos curdos, mas também iraquianos", acrescentou.

As tensões se intensificaram entre a região autônoma curda e o governo federal iraquiano desde que os curdos celebraram um referendo de independência em setembro, desafiando Bagdá.

O terremoto deste domingo também foi sentido no sudeste da Turquia.

Ancara enviou ajuda humanitária para o Iraque, incluindo barracas e cobertores, assim como uma equipe médica, informou um porta-voz do governo turco.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação