Jornal Correio Braziliense

Mundo

Donald Trump encerra turnê 'muito bem-sucedida' na Ásia

"Fiz muitos amigos, no mais alto nível", declarou o presidente dos EUA à imprensa antes de partir


Em cada etapa, o presidente ressaltou sua vontade de reequilibrar a balança comercial com essa região e defendeu - sem obter grandes avanços - um melhor acesso das empresas americanas aos mercados asiáticos. Trump protagonizou nesta terça uma brevíssima aparição na cúpula da Ásia Oriental, mas foi embora antes da tradicional foto de família e da cerimônia de abertura.

Referindo-se a sua reunião, ontem, com o presidente filipino, Rodrigo Duterte, comemorou ter marcado uma ruptura em comparação a seu antecessor, o democrata Barack Obama, o qual - segundo Trump - tinha "muitos problemas" com Manila. "É muito importante que tenhamos boas relações com as Filipinas, e esse é o caso", afirmou.

A sangrenta "guerra contra ad drogad" travada pelo presidente filipino, sobre a qual Trump nada falou, custou a Manila duras críticas por parte da comunidade internacional. Há um ano, em uma cúpula da Associação de Nações do Sudeste Asiático (Asean), no Laos, Obama cancelou seu encontro com Duterte depois ter sido chamado de "filha da puta".