Mundo

Exército do Zimbábue assume controle da capital Harare

De acordo com o general que comanda a operação, o objetivo não é derrubar o governo, mas eliminar criminosos da comitiva do presidente Robert Mugabe

Agência France-Presse
postado em 15/11/2017 11:09
O presidente Robert Mugabe governa o país desde 1980
O Exército do Zimbábue assumiu, nesta quarta-feira (15), o controle das ruas da capital Harare como parte de uma operação destinada, segundo ele, a eliminar "criminosos" da comitiva do presidente Robert Mugabe, que governa o país desde 1980. Soldados e veículos blindados bloquearam esta manhã o acesso de veículos ao Parlamento, à sede do partido no poder, o ZANU-PF, e ao Supremo Tribunal, constataram jornalistas da AFP. Os escritórios onde o chefe de Estado reúne seus ministros também foram cercados pelos militares.

Durante a noite, um oficial anunciou na televisão nacional que o Exército estava intervindo contra "criminosos" próximos de Mugabe, mas negou qualquer tentativa de golpe de Estado contra o regime. Nem o presidente, nem sua esposa Grace, foram vistos ou ouvidos desde esta declaração. A operação militar ocorre em meio a uma crise aberta entre Mugabe e o líder do Exército após a destituição na semana passada do vice-presidente, Emmerson Mnangagwa, considerado o braço-direito do chefe de Estado.

"Esta não é uma tentativa de derrubar o governo", disse o general Sibusiso Moyo em sua mensagem à Nação em rede nacional de TV. "Queremos assegurar à Nação que sua excelência, o presidente (...) e seus familiares estão sãos e salvos, com sua segurança garantida", declarou. "O alvo são criminosos em seu entorno (de Mugabe) que estão cometendo crimes. Após cumprirmos nossa missão esperamos que a situação volte à normalidade", ressaltou.

Aliado de Mugabe, o presidente sul-africano, Jacob Zuma, declarou esta manhã sua hostilidade a qualquer mudança de regime "inconstitucional" no país vizinho. "Muito preocupado" com a situação, Zuma também fez um apelo "à calma e à contenção" e exortou as partes a "resolver amigavelmente o impasse político". Pouco depois, a presidência sul-africana indicou em um comunicado que Mugabe afirmou a Zuma que estava sendo mantido detido pelos militares.

Tiroteio assusta moradores

Um forte tiroteio ocorreu durante a madrugada, na zona da residência de Mugabe em Harare, segundo testemunhas contactadas pela AFP. "Pouco antes das duas da manhã escutamos entre 30 e 40 disparos, durante três a quatro minutos, procedentes de sua residência", contou à AFP um morador do bairro de Borrowdale.

Na segunda-feira (13/11), o comandante do Exército, Constantino Chiwenga, ordenou o fim do expurgo no partido ZANU-PF, no poder, após a destituição do vice-presidente Emmerson Mnangangwa, e advertiu para uma intervenção dos militares. "Devemos lembrar a quem está por trás destes acertos desleais que quando se trata de proteger nossa revolução, os militares não hesitarão em intervir", alertou o general. Um porta-voz do ZANU-PF reagiu às declarações do general Chiwenga, afirmando que foram "claramente calculadas para perturbar a paz nacional (...) e sugerem uma conduta traidora por sua parte com a intenção de incitar à insurreição".
Mnangagwa foi destituído uma semana depois de ter discutido com Grace, esposa de Mugabe e primeira na linha de sucessão do marido, de 93 anos. O ex-vice-presidente tem fortes vínculos com o Exército, após ter ocupado o cargo de ministro da Defesa. Mugabe, que dirige o Zimbábue com mão de ferro desde a independência do país, em 1980, já anunciou que concorrerá em 2018 a um novo mandato.
Antes da troca de tiros desta quarta-feira, o Foreign Office britânico relatou "movimentos de veículos militares nas imediações de Harare". A embaixada dos Estados Unidos em Harare recomendou a seus cidadãos que permaneçam em casa diante da "incerteza política" no Zimbábue: "recomendamos aos cidadãos americanos no Zimbábue que se protejam permanecendo em suas casas até novo aviso. Em razão da incerteza política que impera esta noite, o embaixador instruiu todos os funcionários (diplomáticos) a permanecer em casa".

Mugabe é o decano dos chefes de Estado em atividade. Sob o seu regime autoritário, o país africano empobreceu muito e desde o início dos anos 2000 lida com um desemprego em massa - cerca de 90% da população ativa - e uma falta de liquidez que atrasa o pagamento dos salários dos funcionários.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação