Mundo

Bombardeios do regime sírio deixam 19 mortos na Guta oriental

Em resposta aos ataques do regime de Bashar Al Assad, os rebeldes dispararam obuses contra a capital síria que deixaram três mortos na sexta-feira

Agência France-Presse
postado em 17/11/2017 17:53

Ao menos 19 civis, entre eles seis crianças, morreram nesta sexta-feira (17/11) na Guta Oriental em bombardeios lançados pelo regime, que está intensificado seus ataques contra esta região rebelde, próxima a Damasco, informou uma ONG.

[SAIBAMAIS]Em resposta aos ataques do regime de Bashar Al Assad, os rebeldes dispararam obuses contra a capital síria que deixaram três mortos na ultima sexta-feira (10/11).

A Guta oriental, sitiada desde 2013 pelas tropas do regime, enfrenta uma grave crise humanitária. Seus 400.000 habitantes estão expostos à falta de alimentos e medicamentos.

A escalada do regime ocorre após um ataque dos rebeldes na terça-feira contra uma de suas bases militares, perto da localidade de Harasta, na mesma região.

Os bombardeios dos dois lados deixaram um total de 52 mortos civis desde a terça-feira, a maioria na Guta Oriental (45 mortos), segundo o Observatório Sírio de Direitos Humanos (OSDH).

Na sexta-feira, 13 pessoas, entre elas cinco crianças e três membros da Defesa Civil, morreram atingidos por disparos de obus e ataques aéreos do regime contra a cidade de Duma, indicou à AFP o diretor OSDH, Rami Abdel Rahman.

A Guta Oriental, no leste de Damasco, faz parte das quatro zonas de "desescalada" instauradas este ano na Síria com vistas a uma trégua neste país em guerra.

O grupo islamita rebelde Ahrar al Sham, implantado em Harasta, lançou na terça-feira uma ofensiva contra uma base militar do regime. Os combates deixaram 37 mortos entre as forças governamentais e "dezenas" de combatentes entre os rebeldes", segundo o OSDH.

Em Damasco, os disparos de obus dos rebeldes deixaram três mortos na sexta-feira, segundo o OSDH.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação