Mundo

EUA: ícone democrata no Congresso é acusado de abuso sexual

Segundo a denúncia, o acordo incluiu uma cláusula de confidencialidade, e por isso não se sabe o nome da colaboradora

Agência France-Presse
postado em 21/11/2017 16:22

A onda de denúncias de assédio e abuso sexual atingiu, nesta terça-feira (21/11), o respeitado deputado democrata americano John Conyers, de 88 anos, no Congresso desde 1965, acusado de assediar integrantes de sua equipe.

De acordo com denúncias publicadas pelo Buzzfeed, em 2015 Conyers pagou 27 mil dólares a uma ex-assessora parlamentar que afirmou ter sido demitida porque resistiu às suas investidas sexuais.

Segundo a denúncia, o acordo incluiu uma cláusula de confidencialidade, e por isso não se sabe o nome da colaboradora.

[SAIBAMAIS]O Buzzfeed informou ter declarações juramentadas de ex-assessoras de Conyers, datadas de 2014, em que as mulheres relatam o assédio sexual que sofreram por parte do legislador e que os atos incluíram carícias não consentidas.

Conyers não admitiu ser responsável pelo acordo, que ocorreu como parte do processo que BuzzFeed descreveu como secreto e destinado a fazer vítimas acreditarem que não tinham escolha senão aceitar a oferta.

Seu escritório não respondeu à AFP para negar ou confirmar o acordo.

O mais antigo legislador do Congresso, Conyers é visto como um herói da luta pelos direitos civis dos negros americanos e é atualmente o deputado democrata no cargo mais alto na Comissão de Assuntos Jurídicos da Câmara dos deputados.

As denúncias contra Conyers surgem em meio a uma onda de acusações de assédio sexual que varre os Estados Unidos.

As mulheres políticas, inclusive, denunciaram ter sido vítimas desse tipo de abuso por parte de seus colegas homens.

Nesta quinta-feira, um grupo de legisladoras afirmou em uma coletiva de imprensa que pelo menos dois de seus colegas no Congresso, que não foram identificados, tinham cometido abuso sexual.

Nesta segunda, a deputada democrata Diana DeGette, de 60 anos, acusou um ex-prefeito de San Diego, Bob Filner, por um ataque sexual num elevador em 2013.

Filner já tinha sido alvo de mais de dez outras acusações de abuso.

Na semana passada, um escândalo similar afetou o senador democrata e ex-humorista Al Franken, acusado de apalpar duas mulheres.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação