Agência France-Presse
postado em 21/11/2017 19:35
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e seu homólogo russo, Vladimir Putin, mantiveram uma longa conversa telefônica nesta terça-feira (21/11), na qual concordaram com a necessidade de assegurar "a estabilidade de uma Síria unificada", revelou a Casa Branca.
[SAIBAMAIS]Os dois líderes enfatizaram a necessidade de se "resolver pacificamente a guerra civil síria, acabar com a crise humanitária, permitir aos deslocados sírios regressar a seus lares e assegurar a estabilidade de uma síria unificada livre da intervenção maligna e dos santuários para terroristas".
A unificação da Síria será uma tarefa extraordinariamente delicada, já que o país está dividido entre as forças aliadas ao presidente Bachar al Assad, apoiadas pelo Kremlin, e as Forças Democráticas Sírias (FDS), que têm o apoio de Washington, além da presença de vários grupos jihadistas.
Durante a conversa, Trump e Putin concordaram na necessidade de se implementar a resolução 2254 do Conselho de Segurança da ONU, que pede o fim das hostilidades e o acesso à ajuda humanitária, assim como a manutenção de diálogos de paz entre as partes.
Os Estados Unidos já apoiaram diversas forças rebeldes na Síria como as FDS, que enfrentaram o grupo radical Estado Islâmico, enquanto a Rússia tem um papel ainda mais direto no conflito, com ataques aos jihadistas.