Mundo

May insiste em avançar com Londres e UE na negociação do Brexit

A primeira-ministra britânica deve reunir-se durante a tarde com o presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, que coordena os trabalhos dos líderes do bloco

Agência France-Presse
postado em 24/11/2017 08:45
A primeira-ministra britânica deve reunir-se durante a tarde com o presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, que coordena os trabalhos dos líderes do bloco

Bruxelas, Bélgica -
Londres e União Europeia (UE) devem "avançar juntos" no Brexit, insistiu nesta sexta-feira (24/11) a primeira-ministra britânica, Theresa May, vital no momento em que os europeus esperam novos compromissos financeiros do Reino Unido para desbloquear as negociações.

[SAIBAMAIS]"As negociações continuam, mas quero ser clara que devemos avançar juntos", declarou May antes de uma reunião de líderes europeus em Bruxelas com seis países da ex-órbita soviética: Armênia, Azerbaijão, Belarus, Geórgia, Moldávia e Ucrânia.


A primeira-ministra britânica deve reunir-se durante a tarde com o presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, que coordena os trabalhos dos líderes do bloco, mas já destacou que "corresponde ao Reino Unido e à EU passar à próxima etapa das negociações".

Os outros 27 países da UE consideram que apenas compromissos claros de Londres permitirão encerrar a primeira fase das negociações, concentradas na organização da saída britânica, prevista para 29 de março de 2019.

De modo concreto, os europeus têm em mente a conta que Londres deve pagar pelos compromissos financeiros assumidos como sócio e se recusam a iniciar uma segunda etapa sem avanços suficientes nesta prioridade e na questão dos direitos dos cidadãos e da fronteira da Irlanda. Londres pressiona para passar à segunda fase, que incluiria discussões sobre um acordo de livre comércio.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação