Mundo

Furacões Irma e Maria causaram 2 bi de euros em danos nas ilhas francesas

Os prejuízos alcançam 1,956 bilhão de euros, afirmou em um comunicado o ministério das Relações Exteriores da França

Agência France-Presse
postado em 28/11/2017 15:01

Os furacões Irma e Maria causaram danos estimados em cerca de 2 bilhões de euros (2,4 bilhões de dólares) nas ilhas francesas de Saint-Martin e Guadalupe durante sua devastadora passagem pelo Caribe em setembro, anunciaram as autoridades francesas nesta terça-feira (28/11).

[SAIBAMAIS]Os prejuízos alcançam 1,956 bilhão de euros, afirmou em um comunicado o ministério das Relações Exteriores da França, que também afirmou que a ministra Annick Girardin viajou a Bruxelas para solicitar ajuda do Fundo de Solidariedade da União Europeia (FSUE).

A rica ilha francesa de Saint-Barthélemy, que também sofreu as inclemências dos dois furacões que atingiram a categoria cinco, não é elegível para receber ajuda desse fundo, por isso não foi incluída na avaliação de danos fornecida pelo ministério.

O FSUE estabelece limites de elegibilidade baseados na renda nacional bruta.

No dia 6 de setembro, o furacão Irma destruiu a ilha de Saint-Martin e Saint-Barthélemy, deixando pelo menos 11 mortos.

Menos de duas semanas depois, o furacão Maria atingiu a ilha de Guadalupe, deixando duas pessoas mortas, e a Martinica. Mas os danos mais graves foram sofridos pela República Dominicana e Porto Rico.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação