Mundo

Justiça espanhola mantém a prisão de ex-vice-presidente e líderes catalães

Os outros seis detidos, incluindo o ex-porta-voz do governo catalão Jordi Turull e o ex-conselheiro das Relações Exteriores Raúl Romeva, poderão deixar a prisão após o pagamento de uma fiança

Agência France-Presse
postado em 04/12/2017 08:32
Eles continuarão detidos pelo
Madri, Espanha - O Tribunal Supremo da Espanha decidiu nesta segunda-feira manter na prisão o ex-vice-presidente catalão Oriol Junqueras e outros três importantes líderes independentistas, ao mesmo tempo que concedeu a liberdade provisória sob fiança para outros seis acusados.

Junqueras, o ex-conselheiro (ministro) do Interior Joaquim Forn e os líderes das associações separatistas Assembleia Nacional Catalã, Jordi Sánchez, e ;mnium Cultural, Jordi Cuixart, continuarão detidos.

O juiz de instrução Pablo Llarena, do Tribunal Supremo, tomou a decisão pelo "risco de reiteração delituosa" que apresentam, afirma um comunicado do tribunal.

Os outros seis detidos, incluindo o ex-porta-voz do governo catalão Jordi Turull e o ex-conselheiro das Relações Exteriores Raúl Romeva, poderão deixar a prisão após o pagamento de uma fiança de 100.000 euros.

A ANC informou que pretende pagar as fianças nas próximas horas em um banco de Barcelona.

O Tribunal fez o anúncio poucas horas do início, na segunda-feira à noite, da campanha das eleições regionais da Catalunha previstas para 21 de dezembro.

Com a decisão, Junqueras, primeiro nome da lista da ;Esquerra Republicana de Catalunya;, não poderá participar na campanha, que previsivelmenrte será liderada por sua número dois, Marta Rovira.

Tampouco poderão participar Joaquim Forn nem Jordi Sánchez, que figuram na lista do presidente catalão destituído Carles Puigdemont. Este se encontra em Bruxelas com outros quatro ex-membros do governo destituído e devem prestar depoimento novamente nesta segunda-feira a um juiz no processo do pedido de extradição apresentado pela Espanha.

As eleições foram convocadas pelo governo central espanhol, que em 27 de outubro destituiu a totalidade do Executivo independentista catalão e dissolveu a câmara regional depois que esta declarou unilateralmente a independência da Catalunha.

Os membros do governo catalão destituído foram colocados em prisão provisória no dia 2 de novembro, como suspeitos de rebelião (um delito que pode ser punido com até 30 anos de prisão), sedição e malversação.

[SAIBAMAIS]Eles são acusados de estimular um "movimento de insurreição ativa" para obter a independência unilateral da Catalunha, ignorando todas as decisões da justiça, entre elas a proibição do referendo de autodeterminação de 1 de outubro.

No caso de Jordi Sánchez e Jordi Cuixart, os dois são acusados de sedição, por participar em uma manifestação de independentistas que no dia 20 de setembro terminou com guardas civis encurralados durante uma operação em um prédio do governo catalão.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação