Mundo

Independentistas perdem maioria absoluta na Catalunha, segundo pesquisa

Nas últimas eleições, ocorridas em setembro de 2015, os independentistas conseguiram eleger 72 deputados e 47,8% dos votos

Agência France-Presse
postado em 04/12/2017 16:02
O maior grupo de eleitores até o momento é o de indecisos, que representavam 29% dos entrevistados
Os partidos independentistas catalães que declararam a separação da Espanha perderiam a maioria absoluta de assentos no parlamento regional nas eleições do dia 21 de dezembro, segundo pesquisa publicada nesta segunda-feira (4/12). O Centro de Estudos Sociológicos (CIS) do governo espanhol prevê que os três partidos independentistas conseguirão 44,4% dos votos e entre 66 e 67 assentos de um total de 135 lugares, apenas um a menos que a maioria absoluta de 68.

Nas últimas eleições, ocorridas em setembro de 2015, os independentistas conseguiram eleger 72 deputados e 47,8% dos votos. Os três partidos contrários à independência -- Ciudadanos (centro), o Partido Socialista da Catalunha e o Partido Popular (direita), do chefe do governo espanhol Mariano Rajoy -- obteriam 44,3% dos votos, mas conseguiriam eleger apenas entre 59 e 60 deputados.
[SAIBAMAIS]
Porém, o maior grupo de eleitores até o momento é o de indecisos, que representavam 29% dos entrevistados. O CIS prevê uma participação sem precedentes para essas eleições cruciais diante da crise gerada pela declaração de independência do dia 27 de outubro.



Mais de 90% das 3.000 pessoas questionadas pela pesquisa afirmaram que iriam votar, enquanto que outros 5% comentaram que "provavelmente" o fariam. As eleições de 2015 já demonstraram um recorde de participação nos comícios regionais, representando 77,4% dos votos registrados pelo censo. Os resultados do CIS coincidem com a maioria das pesquisas realizadas por empresas privadas nas últimas semanas, que mostram um grande equilíbrio entre independentistas e não-independentistas.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação