O Departamento de Estado aplicará imediatamente a ordem do presidente Donald Trump de mudar a embaixada americana em Israel de Tel Aviv para Jerusalém, afirmou nesta quarta-feira (6/12) o secretário de Estado, Rex Tillerson.
"O Departamento de Estado iniciará imediatamente o processo para implementar esta decisão, iniciando os preparativos para transferir a embaixada dos EUA de Tel Aviv para Jerusalém", disse Tillerson durante uma visita à Alemanha, pouco depois do anúncio histórico da Trump.
A decisão de Trump foi tomada após consultar "numerosos amigos, sócios e aliados", disse o chefe da diplomacia americana.
"Temos convicção de que há uma possibilidade para uma paz duradoura", acrescentou durante a visita a uma base militar americana.
Segundo funcionários do governo, o traslado da embaixada para Jerusalém precisará, contudo, de vários anos para ser implementado, pois é preciso encontrar um lugar para construir o edifício, com todas as implicações de segurança necessárias.
"De comum acordo com outras agências federais, estabelecemos planos de segurança sólidos para proteger a segurança dos americanos nas regiões implicadas", assegurou Tillerson.