Agência France-Presse
postado em 08/12/2017 11:42
Paris, França - Os Estados Unidos não vão transferir a embaixada americana em Israel de Tel-Aviv para Jerusalém antes de dois anos, declarou nesta sexta-feira (8/12) o secretário de Estado, Rex Tillerson.
"Não é uma coisa que vai acontecer este ano, nem provavelmente o próximo ano, mas o presidente (Donald Trump) quer que avancemos de maneira muito concreta e resoluta", declarou após um encontro com o chanceler francês, Jean-Yves Le Drian, em Paris.
Devemos antes "adquirir um local, estabelecer planos de construção, obter as autorizações necessárias (do Congresso americano) [...] e depois construir a embaixada", enumerou Tillerson.
O secretário de Estado acrescentou que o presidente Donald Trump foi "muito claro sobre o fato de que o status final de Jerusalém e das fronteiras deve ser negociado e decidido pelas partes" em conflito.
Trump reconheceu Jerusalém como a capital de Israel na quarta-feira, uma decisão histórica que rompe com décadas de diplomacia americana e ameaça desencadear uma escalada de violência no Oriente Médio.
Trump também anunciou o início do processo de transferência da embaixada dos Estados Unidos de Tel Aviv para Jerusalém.