Mundo

EUA dizem que OMC está perdendo sua essência

"Nos preocupa que a OMC esteja perdendo seu enfoque principal e se tornando uma organização focada em disputas", afirmou o representante comercial dos Estados Unidos, Robert Lighthizer, ante a conferência ministerial da OMC

Agência France-Presse
postado em 11/12/2017 16:15

Os Estados Unidos disseram nesta segunda-feira (11/12) que a Organização Mundial de Comércio (OMC) se afastou de seus objetivos fundamentais para se tornar em uma órgão de solução de litígios.

"Nos preocupa que a OMC esteja perdendo seu enfoque principal e se tornando uma organização focada em disputas", afirmou o representante comercial dos Estados Unidos, Robert Lighthizer, ante a conferência ministerial da OMC.

Os Estados Unidos estão no centro das preocupações da OMC pela hostilidade do presidente Donald Trump aos acordos de livre-comércio e sua oposição ao sistema da organização para a resolução de conflitos comerciais.

De fato, o organismo encarregado de resolver litígios - que vão desde controvérsias agrícolas e tarifárias a guerras entre gigantes empresariais, como a da Boeing contra a Airbus - está atolado.

"A OMC é boa, mas existem desafios sérios", destacou Lightlizer, chefe da delegação americana na reunião, que congrega os 164 países associados à organização responsável por orientar o comércio mundial.

"A OMC está perdendo sua essência", resumiu. "Não podemos sustentar uma situação na qual as novas regras só se aplicam a poucos".

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação