Jornal Correio Braziliense

Mundo

Famoso por escalar prédios, chinês falha em desafio e filma a própria morte

Wu Yongning, de 26 anos, caiu de uma construção de 62 andares, na cidade de Changsha

A morte teria acontecido em 8 de novembro, mas só se tornou pública mais de um mês depois, após ser anunciada, na internet, pela namorada de Yongning. Na rede social Weibo ; equivalente chinês do Twitter e onde o rapaz postava seus vídeos ; alguns fãs já haviam estranhado a falta de novas publicações.

A queda foi registrada por uma câmera de Yongning. Nas imagens, é possível ver o jovem pendurado no prédio, como se praticasse exercícios. No entanto, ele fracassa no momento em que tenta retornar ao topo da edificação.

Ao longo de alguns segundos angustiantes, é possível ver o desespero do chinês, que escorrega na superfície (aparentemente metálica) e despenca de uma altura de aproximadamente 186 metros.

De acordo com a rede britânica BBC, a escalada que levou o rapaz à morte era parte de um desafio que lhe renderia uma quantia "substancial" de dinheiro ; equivalente a quase R$ 50 mil. Citando algumas emissoras chinesas, a rede diz que Yongning usaria o prêmio para se casar e para pagar um tratamento médico à mãe, que está doente.

Wu Yongning era seguido por diversos internautas ao redor do mundo. Suas publicações com vídeos ousados sempre alcançavam uma grande quantidade de visualizações. Em todas elas, contudo, o jovem ; que possuía um treinamento em artes marciais ; alertava sobre os riscos de sua "profissão" e pedia que as pessoas não repetissem suas façanhas.