A Eurocâmara expressou, nesta quarta-feira (13/12), seu apoio ao lançamento da próxima fase das negociações entre o Reino Unido e a União Europeia sobre o Brexit.
"O Parlamento Europeu adotou sua resolução sobre o Brexit, na qual constata que foram alcançados avanços suficientes nas negociações. É uma etapa importante que permite passar à segunda fase das negociações", afirmou o presidente da Eurocâmara, Antonio Tajani.
Entre os 686 eurodeputados reunidos em Estrasburgo que participaram da votação, 556 foram a favor, 62, contra, e 68 se abstiveram.
Os eurodeputados recomendam aos 27 dirigentes da UE (sem Reino Unido) que decidam na sexta-feira, durante sua cúpula em Bruxelas, passar para a próxima fase de negociações, indicou o Parlamento em um comunicado.
Eles ainda insistem em que o governo britânico deve respeitar plenamente seus compromissos com a UE, registrados no acordo fechado na sexta-feira passada em Bruxelas.
Eles ainda mostraram sua insatisfação com as polêmicas declarações do ministro britânico para o Brexit, David Davis, feitas no domingo. Ele afirmou que o acordo era mais "uma declaração de intenções do que algo juridicamente vinculativo".
Comentários como esses "poderiam comprometer a relação de boa-fé estabelecida durante essas negociações", alertaram os deputados europeus.