Um trem descarrilou nesta segunda-feira (18/12) sobre uma rodovia no estado de Washington, noroeste dos Estados Unidos, deixando vários mortos e feridos.
Pelo menos dois vagões completamente fora da ferrovia caíram na estrada, outro ficou pendurado, enquanto partes do trem ficaram espalhadas: as imagens deste acidente, registrado às 07h40 locais (13h40 de Brasília) entre as cidades de Tacoma e Olympia são chocantes.
O porta-voz do xerife do condado de Pierce, Ed Troyer, disse a jornalistas que havia vários mortos, mas até agora não pôde informar um número preciso.
Veículos locais reportaram a morte de três pessoas.
"É bastante assustador", informou Troyer, acrescentando que houve vários feridos e que entre as vítimas fatais não estavam motoristas da movimentada autoestrada 5, que liga os Estados Unidos de norte a sul pela costa oeste, da fronteira com o Canadá até a com o México.
"Quando chegamos ao local, era óbvio que havia mortos e feridos e algumas pessoas conseguiram sair do trem", acrescentou Troyer.
Os socorristas instalaram tendas de atendimento para coordenar os trabalhos de traslado dos feridos aos hospitais locais.
"Tínhamos passado pela cidade de DuPont e parecia que íamos pegar uma curva", disse Chris Karnes, um dos passageiros, ao canal KIRO-TV, da CBS. "De repente escutamos um barulho de rangido e sentimos que nos dirigíamos para uma colina. O seguinte que sei é que fomos lançados para frente dos nossos assentos, as janelas quebram, paramos e tem água. As pessoas gritavam".
[FOTO1075418]
Alta velocidade
O trem, que levava 78 passageiros e cinco tripulantes, fazia o trajeto Seattle-Portland com nove locomotivas, mais rápidas, após a modernização da via férrea e dos sistemas de sinalização para permitir velocidades mais altas.
A Amtrak, rede estatal interurbana de trens de passageiros, informou em sua página na internet que os novos trens, denominados Cascades, foram projetados para um serviço de "alta velocidade.
"Contam com uma tecnologia especial, que usa a gravidade para se inclinar nas curvas, enquanto se mantém a velocidade", explica.
O governador de Washington, Jay Inslee, escreveu no Twitter que "o incidente de hoje no condado de Pierce é uma emergência muito séria e em desenvolvimento" e disse que os feridos "são nossa principal prioridade e sei que os socorristas estão fazendo tudo em seu poder".
A rede CNN reportou que o presidente Donald Trump acompanhava a situação de perto, citando a secretária de imprensa, Sarah Sanders.
A I-5 permanecerá fechada o restante do dia, informou Brooke Bova, porta-voz da Polícia do estado.
"A investigação levará vários dias, a I-5 [ficará fechada] pelo menos no que resta do dia".